Ataques de phishing: como conscientizar efetivamente os usuários

Ataques de phishing: como conscientizar efetivamente os usuários

by Equipe de Comunicação Solo Network | Apr 16, 2024
Ataques de phishing

Todos os dias, milhões de usuários no mundo inteiro são vítimas de ataques de phishing. E os resultados podem ser devastadores, ocasionando desde a perda de dados e roubo de identidades até o comprometimento da rede. De acordo com o Relatório de Tendências de Segurança Híbrida de 2023, o phishing foi o principal ataque sofrido pelas organizações no último ano– no local por 74% das organizações e na nuvem por 58%Esta ameaça singular supera as outras oito listadas por uma margem de até 5 para 1.

Isso demonstra que os ataques de phishing estão alcançando um novo patamar entre as ameaças cibernéticas, tornando imprescindível que as pessoas consigam identificar esses ataques e desempenhar um papel proativo para garantir a segurança das informações da empresa e dos clientes. 

E a única maneira de virar esse jogo é investir em um programa de conscientização em segurança cibernética para os usuários que os ensine sobre o que são ataques de phishing, como funcionam, como detectar esses ataques, quais etapas seguir para evitar ser uma vítima e como denunciar. 

O grande desafio enfrentado pelos usuários é que os ataques de phishing exploram atividades cotidianas das empresas para ludibriar o funcionário. Por exemplo, um e-mail supostamente da TI informando que ele precisa clicar em um link para realizar uma atualização de sistema. 

Como esse e-mail parece ter vindo realmente da área de TI, os usuários não irão parar para pensar se é um golpe ou não, tornando-se alvos fáceis de ataques cada vez mais criativos e sofisticados. 

Além disso, é fundamental que a estratégia de conscientização seja obrigatória a todos os funcionários e monitorada. Desde o CEO até o estagiário, todos precisam estar atentos aos ataques de phishing. 

Porque o treinamento contra ataques de phishing são necessários

Com o número de ataques crescendo e com as empresas cada vez mais dependentes de sistemas conectados, é crítico que elas implementem todas as medidas possíveis para proteger seus ativos digitais. Afinal, as pessoas são a maior vulnerabilidade enfrentada em relação à segurança cibernética. 

Por mais que as organizações utilizem soluções antivírus, detecção e resposta de endpoint (EDR), sistemas de controle de identidade e acesso entre outros, as ferramentas não são infalíveis. E com cibercriminosos se tornando mais avançados, lançando ataques mais inteligentes e complexos, ferramentas de sinalização de mensagens suspeitas também podem falhar, colocando nas mãos dos usuários a última camada de segurança para evitar que ataques de phishing sejam bem-sucedidos. 

Qual a eficácia do treinamento em conscientização em segurança cibernética?

Como qualquer treinamento corporativo, a conscientização contra ataques de phishing depende da qualidade do programa, cultura empresarial e até da vontade de aprender dos usuários. Por isso, contratar uma empresa especializada, como a KnowBe4, ajuda a avaliar o nível de conscientização dos usuários, identificar vulnerabilidades e desenvolver um programa de treinamento que atenda às necessidades da organização, otimizando as habilidades e processos corretos para combater riscos cibernéticos. 

Práticas de conscientização dos usuários

Para conduzir um programa de conscientização contra ataques de phishing eficaz, algumas práticas podem ser adotadas: 

Entender o valor dos recursos de treinamento

É importante que o parceiro escolhido forneça diversos canais para tornar o treinamento mais eficiente e abrangente. Como cada usuário aprende em um ritmo diferente e de acordo com os recursos disponibilizados, a KnowBe4 oferece um método de treinamento interativo e envolvente sob demanda por meio do navegador, combinando simulações ilimitadas de ataques de phishing por e-mail, telefone e mensagens de texto. 

Além disso, oferece acesso à maior biblioteca de treinamento, com conteúdo atualizado constantemente e que permite ao usuário escolher entre dezenas de categorias com milhares de modelos de phishing comprovados do mundo real. 

A plataforma, também, permite acesso a recursos exclusivos, como relatórios avançados, grupos inteligentes, o novo Oficial de Risco Virtual e um Programa Automatizado de Conscientização em Segurança para criar um programa personalizado e maduro, integrado com o Active Directory, para facilitar e agilizar a gestão de usuários. 

Manter um programa simples e acessível

A maioria dos usuários não conta com os conhecimentos técnicos necessários para lidar com vulnerabilidades de segurança, por isso, o programa de conscientização precisa ser simples, e totalmente acessível, para alcançar pessoas com níveis de conhecimento diferentes. A comunicação deve ser feita de maneira casual para garantir sua compreensão. Por exemplo, evitando relatórios muito técnicos sobre ataques de phishing que podem mais causar confusão que resolver o problema. Além disso, implementar um treinamento muito complexo, pode levar o usuário a desistir antes de concluí-lo. 

Ao implementar os recursos corretos de comunicação e treinamento, os usuários entenderão a importância do seu papel para garantir a segurança cibernética geral da organização. 

Praticar o que está pregando

Qualquer mudança cultural ou comportamental deve ser suportada pelas lideranças da organização, principalmente quando a equipe de segurança cibernética e os próprios usuários não conseguem resolver todos os problemas sozinhos. 

O foco deve ser na criação de uma política de segurança abrangente e transparente, que crie um ambiente ou permita que os usuários percebam que o que foi aprendido durante o programa de conscientização está realmente sendo adotado por toda a organização, demonstrando a importância desse programa. 

Portanto, crie políticas que contribuam para que os usuários adotem as práticas corretas para garantir a segurança de dados e que oriente a todos como analisar os e-mails recebidos, excluir endereços suspeitos, examinar anexos e saber como denunciar ataques de phishing, encaminhando casos suspeitos para a equipe de segurança cibernética, demonstrando seu alinhamento com o treinamento recém-realizado. 

A segurança cibernética é um esforço de equipe

A segurança cibernética é responsabilidade de todos, por isso, é essencial incentivar os usuários a trocar informações e auxiliar os colegas a identificar e evitar ataques de phishing. Além disso, contar com uma estratégia de resposta a incidentes é essencial para reduzir o impacto de ataques bem-sucedidos. 

Portanto, quando um possível ataque for detectado, os usuários devem ser informados para que estejam preparados para agir e comunicar a equipe de segurança caso algum e-mail seja identificado. Da mesma forma, implementar um sistema de backup que permita que os próprios usuários restaurem seus dados caso e-mails ou anexos legítimos sejam excluídos pode auxiliar na adesão ao programa de conscientização. 

O sucesso de qualquer programa é percebido quando os usuários transformam seu aprendizado em práticas para o dia a dia de trabalho. E a KnowBe4 fornece a melhor forma de sua organização lidar com os desafios de ataques de phishing. Entre em contato com nossos especialistas e conheça as soluções da KnowBe4. 

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