Como escolher o fornecedor de suporte de TI ideal para seus negócios

Como escolher o fornecedor de suporte de TI ideal para seus negócios

by Equipe de comunicação Solo Network | Aug 30, 2023
suporte de TI

Na era digital, as empresas precisam se manter dinâmicas e inovadoras, e contar com um fornecedor de suporte de TI pode ajudar a tornar esse processo um fato. A realidade do mundo empresarial tornou a dependência da tecnologia um desafio para muitas empresas que, sem o apoio de uma equipe de suporte especializada, correm os riscos de perda de dados ou tempo de inatividade.

Ao terceirizar o suporte de TI, as organizações contam com serviços aprimorados, garantindo o crescimento dos negócios e a segurança cibernética, mas isso depende de encontrar o fornecedor de suporte de TI ideal, o que pode ser um processo complexo e desafiador.

Vários fatores precisam ser analisados para garantir que o fornecedor ofereça os recursos desejados pela empresa. Por exemplo, ele precisa ter a expertise e conhecimentos adequados para atender às mais diferentes necessidades da contratante, e isso exige diligência na hora da escolha.

Um fornecedor de suporte de TI é realmente necessário?

A área de TI abrange diversas funções, desde a implementação de novos aplicativos até cuidar da segurança cibernética e conformidade, além de gerenciar uma infraestrutura física ou na nuvem. Por isso, criar um setor que contemple um conjunto amplo de habilidades é uma tarefa cara e lenta, o que torna a terceirização do suporte de TI uma forma rápida é mais barata de preencher essa lacuna de habilidades.

O suporte de TI é fundamental para empresas de todos os portes, e oferece os mais diversos serviços para manter a infraestrutura funcional. Entretanto, ele é mais do que um serviço para resolver problemas técnicos. O fornecedor de suporte de TI também oferece recursos para garantir a continuidade dos negócios e reduzir o tempo que os usuários perdem devido a imprevistos técnicos.

Então, se existe alguma dúvida sobre a necessidade de contratar um fornecedor externo, a resposta é simples: para tratar das mais diversas demandas dos negócios modernos, terceirizar o suporte de TI ajuda a organização a alcançar suas metas e melhorar a produtividade, satisfação e engajamento dos funcionários, além de otimizar os negócios e mantê-los atualizados à medida que a tecnologia evolui.

Como escolher o fornecedor de suporte de TI?

Cada empresa tem necessidades diferentes, por isso, é fundamental analisar esses requisitos antes de sair para o mercado.

Identifique as necessidades

Como citado acima, identificar as necessidades tecnológicas da empresa é o primeiro passo para selecionar o fornecedor. Para isso, algumas questões devem ser respondidas:

  • Qual o nível da atual área de TI?
  • Onde ele deve estar daqui a três anos?
  • Quais os resultados esperados da TI?
  • Qual o orçamento disponível no curto e longo prazo?

Esse planejamento precisa ser transparente e franco em relação aos objetivos e orçamento, pois contribui para definir as expectativas em relação ao fornecedor e garante um bom relacionamento. Dessa forma, o fornecedor de suporte de TI também pode ajudar a organização a priorizar os recursos mais urgentes e adiar os que forem menos importantes.

Solicite referências

Com os requisitos em mãos, chegou o momento de buscar o fornecedor. Para isso, é possível pesquisar na internet os que atendem às necessidades da empresa. Mas antes de passar horas na frente do computador, entrar em contato com a própria rede de parceiros pode ser muito útil para obter referências seguras de fornecedores confiáveis e verificados.

Compare as necessidades com os recursos oferecidos

Cada fornecedor oferece um conjunto de recursos que podem ou não ser adequados para a organização. Por isso, é essencial que as necessidades de TI estejam bem claras para restringir o número de possíveis opções. Outro critério importante é analisar se o fornecedor consegue lidar com todos os requisitos de TI da organização, centralizando o suporte. Lidar com vários fornecedores diferentes pode tornar o gerenciamento mais complexo.

Escolha um serviço proativo

O suporte de TI, invariavelmente, irá lidar com algumas questões de maneira reativa, por exemplo, quando um equipamento quebra. Mas ele não deve se limitar a agir dessa forma. Ao optar por um fornecedor, busque aquele que, além de resolver o problema, faça sugestões para evitar que alguma falha ocorra no futuro. E como saber qual a abordagem do provedor? Questione como é o suporte oferecido e a metodologia adotada para resolução de problemas.

Verifique o nível de segurança oferecido

Fornecedores de suporte de TI estão no foco dos cibercriminosos, por isso, é essencial entender como o provedor lida com a segurança cibernética e se possui os melhores controles de segurança implementados. Busque informações sobre as práticas de segurança, forma com que gerenciam a privacidade de dados, quais suas certificações e políticas e práticas de gerenciamento de riscos.

Busque planos simples e flexíveis

Custos são um fator importante para escolher o fornecedor de suporte de TI ideal, mas não pode ser o único. Muitos provedores oferecem um custo relativamente baixo, mas contam com planos de assinatura complexos que não deixam os custos e taxas extras transparentes. Outro ponto importante, é entender se ele oferece planos flexíveis e que se adaptem aos negócios e como esse dimensionamento impacta no orçamento. Por fim, exija um contrato que detalhe completamente quais os recursos disponibilizados e possíveis cobranças extras.

Entenda a cultura do fornecedor

Trabalhar próximo a um prestador de serviços exige um bom relacionamento, e se a cultura do fornecedor não estiver alinhada à cultura da empresa contratante, esse conflito pode resultar em atritos desnecessários. Por esse motivo, certifique-se de que o estilo de trabalho e comunicação estejam alinhados entre as duas empresas.

Por que a solução Solo IT Care é ideal para sua empresa?

A TI é parte crítica dos negócios modernos, e escolher o fornecedor de suporte de TI ideal tem grande impacto no dia a dia dos negócios. A Solo Network oferece a solução Solo IT Care para ajudar as organizações a superarem desafios e armadilhas que práticas de TI inadequadas representam.

A solução fornece suporte diferenciado e personalizado, conta com profissionais altamente certificados pelos maiores fabricantes do mercado e tem como foco oferecer um suporte técnico que ajude a impulsionar o crescimento da empresa.

A equipe da Solo Network atua preventivamente para garantir a continuidade dos negócios em qualquer cenário, sem preocupações com custos extras, de acordo com o SLA contratado. Entre em contato e saiba como a solução atende às necessidades da sua empresa.

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